terça-feira, 25 de setembro de 2012

ROUPA PARA CASAMENTO NO CAMPO (II)

Para os homens mais maduro, a calça social pode ser usada com uma camisa fina de lã, junto de um sapato social, caso esteja calor aposte nas camisas tradicionais, para os mais descolados o estilo esporte fino é uma ótima opção para casamento a céu aberto trazendo mais conforto e evitando o erro comum como o blazer que deve ser dispensado a não ser que seja em uma tonalidade clara e esteja frio no dia. Dependendo da ocasião, um chapéu pode fazer a diferença.

ROUPA PARA CASAMENTO NO CAMPO (I)

Para homens mais jovens pode apostar em uma camisa social combinada de uma bermuda ou calça de sarja junto a um belo sapatênis, o estilo tradicional social pode ser usado porém evite cores escuras demais e se estiver calor não coloque o blaser e sim somente um colete. O famoso jeans pode ser combinado com paletó. Você também ousar, usando um chapéu, uma flor na lapela, uma camisa de xadrez discreto.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MODA ESPORTE FINO MASCULINO (III)


O traje esporte fino masculino está sempre na moda e são ótimas opções para se usar em várias ocasiões diferentes. Eles podem ser usados combinando com vários estilos e usando diferentes peças como os blazers, calças jeans, camisas, sapatos sociais, sapatênis, cintos e outros acessórios. Aposte nessa moda e arrase no visual.

MODA ESPORTE FINO MASCULINO (II)


Como usar e combinar traje esporte fino masculino:
1. A composição do esporte fino não exige muitas combinações como nos trajes sociais. Porém, é sempre bom manter a harmonia do visual;
2. A combinação do traje esporte fino masculino não possui muitos segredos. É possível combinar uma calça jeans com blazer deixando o visual muito elegante;
3. As calças de brim, gabardine caem muito bem com as camisas pólo e sapatênis;
4. Os tecidos muito brilhantes ou com muitas estampas devem ser evitados, pois o visual deve ser mais discreto;
5. A calça jeans deve ser mais colada ao corpo para dar mais beleza ao visual. Prefira os tons mais claros para não pesar o visual. Os sapatos podem ser mais escuros, porem deve estar sempre em harmonia com o resto do visual;
6. Os ternos são ótimas opções para a composição de visual com calça jeans, camisa e sapatênis. Outro acessório que pode ser usado nessa composição são os cintos;
7. Os sapatos sociais também podem ser usados na composição desse visual, porém não é uma exigência. Eles deixam o visual ainda mais bonito e elegante;
8. O blazer é a peça os mais indicada para a composição do traje esporte fino masculino, podendo ser usado em várias cores e modelos diferentes.

MODA ESPORTE FINO MASCULINO (I)


A moda esporte fino proporciona um estilo despojado misturado com formalismo, resultando em um visual formal despojado. A composição desse traje não exige combinação de cores e os sapatos sociais podem ser substituídos por um sapatênis.
Esse traje possui um estilo formado por uma mistura de roupas sociais e casuais como as camisas sociais, calças jeans, cintos, sapatos e outras peças. A combinação pode ser feita de várias formas, proporcionando muita elegância e sofisticação ao visual.

sábado, 8 de setembro de 2012

O QUE SÃO GRAVATAS CRAVATS (II)


O precursor das gravatas, a cravat é um lenço amarrado de uma forma elegante em volta do pescoço (algumas pessoas chegaram ao ponto de os chamar de “guardanapos muito bem amarrados”). Para nosso propósito, eles são mais formais e arrumados que gravatas simples, mas não tem tantos babados quanto um jabot.

O QUE SÃO GRAVATAS CRAVATS (I)


Já que estamos falando de gravatas diferentes, aqui vai uma explicação a respeito das Cravats. São as gravatas clássicas dos cavalheiros vitorianos, que ficavam como que um lenço mais farto, por dentro da camisa. De época? Que nada! Moderno e clássico andam de mãos dadas, e nada mais interessante do que surpreender numa ocasião especial ou no dia a dia, com uma cravat no lugar da gravata tradicional!

O QUE É GRAVATA JABOT?


Um tipo de gravata ornamental, para usar por cima da camisa. Um jabot é um enfeite com uma série de babados usado no pescoço sobre uma camisa. Alguns são presos às roupas e outros são removíveis.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O QUE É GRAVATA PLASTRON?


A gravata tipo plastron é usada em ocasiões especiais, como um casamento.
Pode ser encontrada em cetim ou seda, amarrada em forma de lenço com um detalhe: esse tipo de gravata requer um prendedor (tipo alfinete) com uma pérolana ponta, colocado no meio do laço para dar o "toque final".

O QUE SIGNIFICA COSTUME?


Chamamos o conjunto de duas peças (paletó+calça) de Costume.
Vale lembrar que, antes de comprar um costume, deve-se pensar em sua utilidade: trabalho, ocasiões especiais ou eventualidades. Neste tipo de roupa o uso do colete e da gravata deixa o traje com aspecto mais formal.

O QUE SIGNIFICA TERNO?


Usamos a palavra terno no dia a dia para falar sobre o conjunto paletó e a calça social, mas esse termo é incorreto. Na verdade, a definição de terno, quadra, quina ou sena, quer dizer “conjunto de 3;4;5;6”, podem ser peças, acertos lotéricos,
qualquer conjunto quantitativo. Na moda o termo Terno descreve o conjunto de três
peças: colete, a calça e o paletó.

O QUE SÃO TÚNICAS OU FRAQUETES?


As túnicas ou fraquetes podem se apresentar em diferentes modelos e cores, podendo ter ou não golas, sendo totalmente fechadas estilo indiano ou mais abertas mostrando a gravata, golas com recortes diferenciados, podendo usar com ou sem coletes. Uma característica marcante neste traje é o comprimento do paletó, sendo mais longo e por isso, assim como o fraque não é uma boa opção para noivos mais baixos. Trata-se de um traje que segue uma linha mais moderna e bastante flexível em relação a grau de formalidade. O modelo trás um estilo diferenciado, você pode optar pelas tonalidades neutras a pastéis além do tecido fosco e os que lembram a seda. O mais importante é que você homem consiga harmonizar todas as peças desde a calça, a camisa e a gravata que deve combinar sendo ao todo um conjunto.
Além desses componentes não devemos esquecer do sapato que deve-se harmonizar ao estilo do terno escolhido, opte sempre por cores fáceis de combinar como o preto, cinza e bege que trás mais opções de acessórios evitando supostos erros na combinação.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O QUE É SUMMER?


O summer é a versão menos formal e em branco do smoking e deve ser usado, principalmente, em eventos formais que não sejam casamentos e que sejam realizados durante o dia e ao ar livre.
Assim como o summer, existem outros trajes tradicionais como o Dinner Jacquet, Rafinatti e o Jaquetão Rigor (conhecido como Europa), mas que caíram em desuso há tempos.

O QUE É TERNO SLIM FIT?


Um slim fit é um costume (terno) cortado mais rente ao corpo, com uma estética skinny tanto no paletó quanto nas calças. Este corte evidencia mais e melhor a silhueta.
Voltou à tona graças ao então estilista da Dior, Homme Hedi Slimane, que resolveu afilar a silhueta masculina há algumas estações atrás. A estética não só vingou, como perdura até hoje e é considerada a silhueta mais moderna e do momento.
Camisas e gravatas acompanham o mesmo estilo.

O QUE É CASACA?


A casaca é um traje bastante luxuoso que deve ser usado apenas a noite e em casamentos ultra formais e muita pompa como dito anteriormente. Possui o paletó tradicionalmente com 3 botões de cada lado, curto na frente, ficando na altura da cintura e longa cauda bipartida, camisa branca, gravata borboleta e faixa branca (white tie). Desejando ter um visual mais clássico, pode optar em usar uma cartola. Fica muito elegante passando um ar europeu aos convidados.

O QUE É SMOKING?


O homem fica sempre na dúvida se usará smoking, fraque, ou mesmo se escolherá entre ternos para noivo. E agora? Qual o ideal?
De acordo com um grupo de estilistas britânicos especialistas em roupas para noivos, o smoking é um traje semi-informal, tradicionalmente um paletó de 1 botão com detalhes em cetim. Para usá-lo é necessário atender a algumas exigências, são elas: gravata borboleta, camisa branca plissada, faixa (laço preto) e casaco preto ou azul escuro.
Nesse formato é muito utilizado em festas de gala. No caso para noivos pode-se optar pelos modelos de 2 ou 3 botões com gravata plastron ou tradicional e colete nas cores prata ou branco ficando extremamente charmoso para a ocasião.
É utilizado, tradicionalmente, em bailes de gala e eventos formais, que não sejam casamentos, tais como formaturas, entregas de prêmios (preste atenção na premiação do Oscar como a esmagadora maioria dos homens está de smoking), bailes de debutantes e outros.
Não deve ser usado em casamentos, por mais formais que eles sejam, por mais com cara de baile de gala que o casamento tenha.

O QUE É O MEIO-FRAQUE?


O meio-fraque, apesar de tudo, é considerado por muitos um traje elegante para cerimônias, praticamente inventando pelos latino americanos, sendo uma adaptação do fraque, que possui o paletó mais comprido.
O meio-fraque é bastante parecido com um terno normal, trata-se do paletó preto ou chumbo, calça riscada, camisa branca, colete e gravata tradicional cinza claro/prata. É uma opção muito viável para os padrinhos onde o noivo pode se destacar optando pelo fraque. Tanto o fraque como o meio-fraque embora sejam indicados para uso diurno segundo sua origem (Inglaterra – morning coat), aqui no Brasil são mais indicados para casamentos noturnos, segundo profissionais no assunto.

O QUE É FRAQUE?


O fraque é aquele que tem uma cauda comprida e elegante no casaco. É um estilo muito interessante, mas está fora de moda. Nunca foi muito comum no Brasil, mas é um estilo que cai bem em homens altos e magros.
Uma maneira bem interessante e moderna de se usar o fraque, é usando com uma cauda menor. Os fraques antigos tinham a cauda quase perto dos joelhos do rapaz. O fraque com uma cauda cinza com listras pretas, paletó preto, camisa branca e colete e gravata cinzas fica bem elegante.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

RELÓGIO: ACESSÓRIO DO NOIVO (IV)


O acessório básico do noivo, o qual todo homem possui pelo menos um, é o relógio. Existem no mercado vários modelos e cores, para todos gostos.
Digitais ou analógicos, dependendo do relógio o preço pode variar muito. Vale lembrar que nem sempre preço é qualidade. Seguindo as dicas que passei, com certeza você não fará feio no dia mais especial de sua vida: seu casamento!
(Leonir Santos)

RELÓGIO: ACESSÓRIO DO NOIVO (III)


O dia do casamento para um casal é muito importante e mesmo batendo aquele nervosismo alguns noivos pensam em todos os detalhes por menores que sejam e tudo isso para estar belo no altar a espera de seu grande amor. Um desses detalhes pequenos que muitos noivos acabam não se lembrando é de colocar um relógio que pode modificar o visual do noivo deixando-o muito elegante e bastante moderno. Os modelos de relógios que podem ser usados pelo noivo são muito variados e muitos deles com valores bem acessíveis. As cores de relógio precisam ser escolhidas com atenção, afinal o noivo deve estar elegante e não brega. O relógio de bolso que também é bastante charmoso pode ser utilizado pelo noivo para dar ao visual um ar mais interessante e sofisticado fazendo com que esse acessório deixe seu look de noivo mais interessante. Muitos ainda guardam esse acessório como uma lembrança de seus pais e avós. O uso no dia do casamento se torna uma homenagem aos seus antepassados.
(Leonir Santos)

RELÓGIO: ACESSÓRIO DO NOIVO (II)


As pulseiras em couro, sintético ou legítimo, são ideais para este acessório de noivos. A cor da pulseira deve ser preta, marrom, azul marinho e tons escuros e discretos. Outro tipo de pulseira para relógio de noivo são as feitas em metal, prateadas ou douradas.
O painel do relógio deve ser básico e coberto por vidro ou acrílico. Caso o noivo não tenha um relógio que lhe agrade para ser usado no dia do casamento, ele pode comprar em relojoarias, comprar online ou mesmo alugar.
As lojas que vendem ou alugam traje de moda noivos costumam dispor de vários acessórios para locação, inclusive modelos lindos de relógios, que se fossem comprados, certamente seriam bem caros. Caso alugue ou peça emprestado o relógio para o dia do casamento, o noivo deve ter toda a atenção e cuidado com esta peça tão delicada!
(Leonir Santos)

RELÓGIO: ACESSÓRIO DO NOIVO (I)


Não são apenas as noivas que merecem acessórios bonitos e elegantes na hora de subir ao altar. Os noivos geralmente também procuram por acessórios novos e bonitos para o Grande Dia. O acessório de noivo preferido é o relógio. Os homens que vão se casar apreciam usar, no dia do casamento, um relógio bonito e que combine com o seu traje e estilo pessoal. Este acessório de noivos, para o dia do casamento, deve ser social – já que a ocasião é formal.
Quanto mais discreto o acessório for, mais elegante o noivo estará. Os homens devem dispensar relógios esportivos, com pulseiras em tecido ou borracha e modelos extravagantes. Relógios clássicos são as melhores opções de relógios para noivos. Este tipo de acessório é muito fácil de ser encontrado. Tanto marcas nacionais como importadas oferecem modelos de relógios sociais masculinos variados.
(Leonir Santos)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TERNO + GRAVATA ROSA (II)


Para os ternos mais escuros é legal usar uma gravata rosa mais viva no tecido, porém, com uma cor não tão forte. Já para os ternos mais claros é legal apostar em gravatas mais discretas no que concerne ao tecido e com uma cor mais viva.
A combinação de camisa e gravata rosa também é parte importante de um visual mais elegante. Em geral a cor ideal para acompanhar a gravata rosa é o branco na camisa, porém, também é possível usar uma camisa num tom de rosa diferente da gravata.
A camisa rosa deve ser mais clara que o tom de rosa da sua gravata para que se crie algum tipo de contraste, por cima dessa camisa e gravata rosa pode-se usar terno cinza ou azul escuro.
Outra cor interessante para camisas usadas junto com gravata rosa são as brancas com listras, mas tenha atenção para que a gravata seja de um rosa liso sem estampas.
(Leonr Santos)

TERNO + GRAVATA ROSA (I)


O rosa tem se tornado cada vez mais uma cor masculina, pois com a sua entrada nas tendências internacionais se tornou interessantes ter peças dessa cor no guarda-roupa. Uma peça que já tem tradição na cor rosa são as gravatas que há bastante tempo são feitas dessa cor.
A gravata rosa é uma peça que tem muita aceitação no figurino deles e nesse artigo você verá dicas de como usá-la no dia-dia. A primeira coisa é esclarecer que a gravata rosa pode ser em vários tons de rosa e não somente naquele tom de pink escandaloso que é o primeiro a vir a mente de muita gente.
Uma das combinações mais convencionais é o terno e gravata rosa isso por que esse tom fica muito bem com várias cores de terno. A gravata rosa vai bem quando combinada com ternos cinzas, azul marinho, preto e alguns dos mais claros.
(Leonir Santos)

TERNO + GRAVATA VERMELHA (II)


O terno cinza fica muito bonito quando usado junto com uma gravata vermelha, mas é uma combinação que favorece mais quem gosta de destacar a gravata da produção. Podemos dizer que essa combinação de terno e gravata vermelha é mais fashion que as demais.
A camisa também é um ponto importante na produção masculina, a combinação de camisa e gravata vermelha também tem um grande leque de alternativas. As cores de camisas que ficam bem com gravata vermelha são as camisas brancas, azul, rosa e também preta.
Com essas possibilidades é possível criar um visual mais formal ou menos formal, quando se combina uma camisa branca ou preta com a gravata vermelha se tem uma produção mais séria e quando se combina essa gravata com cores como azul e preto podemos dizer que se trata de um visual mais descontraído.
(Leonir Santos)

TERNO + GRAVATA VERMELHA (I)


Uma das cores mais bonitas para gravatas é o vermelho que pode dar um destaque interessante para diversas composições de terno e gravata. A gravata vermelha é uma peça que deve estar no guarda-roupa de todos os homens que aderem ao estilo terno e gravata.
Uma das coisas mais positivas acerca da gravata vermelha é que ela pode ser combinada de forma elegante com muitas outras cores. Começaremos a listar as possibilidades de terno e gravata vermelha, dar mais ou menos destaque para a cor da gravata é uma questão de gosto pessoal, pois tanto com cores claras como com cores escuras é possível ter um bom resultado.
As cores com as quais a combinação terno e gravata vermelha fica melhor é com o terno azul marinho e também com o terno cinza. Na primeira alternativa a gravata vermelha fica menos destacada, pois é usada em conjunto com peças igualmente escuras, se trata de uma opção mais sóbria.
(Leonir Santos)

sábado, 1 de setembro de 2012

TERNOS DE BOM CAIMENTO (III)


Paletós de cor clara com calças escuras ou vice-versa são agradáveis embora também seja difícil encontrar “espaço” para a gravata, tendo em conta um conjunto demasiado contrastante a menos que a camisa ou a própria gravata sejam de cor idêntica às calças (individualmente, nunca a camisa da mesma cor da gravata e ambas das calças) e os elementos não sejam do tipo esportivo.

TERNOS DE BOM CAIMENTO (II)


Os ternos (paletó e calça de cor homogênea, idêntica, produzidos com o mesmo tecido) são realmente peças muito elegantes. Dependendo de cada sensibilidade, a gama de cores escuras lisas ou com riscas finas e discretas são encontros fáceis para indecisos ou inseguros.
Não deve ser utilizado o paletó que pertence a um terno com calças diferentes porque se nota. Normalmente os paletós de um terno têm um desenho específico para serem usados em conjunto com as suas calças.

TERNOS DE BOM CAIMENTO (I)


Existem homens que, pela profissão, não podem abrir mão do terno! Já, por outro lado, existem os que, realmente, amam esta vestimenta! Os eventos sociais ainda pedem esta formalidade e a vida burocrática não sobreviverá jamais sem o bom e velho terno!
Os ternos se renovam com o passar dos anos! Novos tecidos, novos cortes, novas padronagens, novas cores!

O BLAZER DO DIA A DIA


Esta peça é linda, tem excelente caimento, veste o homem moderno muito bem e substituiu o uso do terno em situações que pedem uma "formalidade informal"!
O que vale ressaltar é que hoje nós temos uma gama de blazers individuais de encher os olhos e, isto, irá favorecer o estilo de cada um!!! Basta escolher o seu! As ocasiões? Viagens, coquetéis, cinema, teatro, apresentações, vernissages, palestras e o dia a dia, se o trabalho permitir!


A CAMISA BRANCA DE TODA HORA


Não há nada como estar elegante e por dentro da moda com itens confortáveis e estilosos. E para quem gosta de camisas sociais ou para os homens modernos que precisam atrelar conforto ao estilo executivo de trabalho do dia a dia, muitas vezes essa é uma tarefa difícil. Mas a melhor opção para obter uma peça confortável e ao mesmo estilosa é optar por uma camisa 100% algodão, que é a aposta de muitas marcas famosas e com experiência no ramo. E se você não conhece essas peças e marcas, uma excelente opção para adquirir a sua camisa 100% algodão é utilizar as camisas de casas especializadas de sua região.

O USO DA CALÇA XADREZ (III)


O Xadrez que sempre foi visto como "Viva São João", é cobiçado por todos! Usado em qualquer lugar no corpo, ele dá alegria a qualquer vestimenta! O Xadrez se torna tendência para as próximas estações, sendo cada vez mais arrojado e descontraido.
Camisetas, camisas, meias, chapéus, tênis, óculos, lenços, bolsas, etc... o xadrez dominando tudo o que vê pela frente.
Como o xadrez masculino está em alta, a melhor opção para compra no momento é ele, mas lembre-se que tendências passam e mudam. É sempre bom ter cautela na hora da compra.


O USO DA CALÇA XADREZ (II)


Como usar calças xadrez masculina ?
Combinar a calça xadrez não é uma tarefa difícil, basta não cometer a loucura de usar a parte superior colorida ou muito menos xadrez com xadrez. A calça já possui cores suficiente para adicionar ainda mais, é um look, não um arco íris gay.
Existem dois tipos de calça:
- Calça xadrez comum
- Calça xadrez saruel

O USO DA CALÇA XADREZ (I)


Já falamos sobre camisa xadrez e bermuda xadrez mostrando que a moda xadrez está em alta, as calças nem tanto mas não podemos deixar passar em branco.
Apesar do Brasil a maioria dos estados terem clima quente, de vez em quando somos pegos de surpresa por alguma frente fria e são nessas horas que sempre faltam peças em nosso guarda – roupa, como consequência pagamos mais caro por nossa roupa. Igual o preto no qual não recomendamos usar no calor, o mesmo serve para calça xadrez masculina apesar de não ser regra.
(Leonir Santos)

Colunista Social

Minha foto
Caxias do Sul, RS, Brazil
Seja Bem vindo(a) ao meu site! Aqui você pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. Sou calígrafo e Colunista Social em Caxias do Sul/RS. Meu trabalho é todo manuscrito com tinta especial preta, prata, dourada ou bronze, o que permite leveza e uma variação enorme nas fontes. Faço letras clássicas, modernas, tradicionais e personalizadas. Também posso dar assessoria no endereçamento aos convidados e assessoria no traje do noivo, pai e padrinhos (www.assessoriadonoivo.blogspot.com). Qualquer duvida, contate-me por e-mail ou telefone. Entre e fique à vontade! caligrafia.leonirsantos@yahoo.com.br