terça-feira, 8 de maio de 2012

O CLÁSSICO TERNO PRETO


O terno preto é um sucesso dentro da moda masculina. Para entender o segredo de sua fama, é preciso analisar seu papel no dia-a-dia e avaliar seu potencial como peça de roupa. As melhores marcas apostam em muitos conceitos diferentes, mas com certeza todas elas dão lugar ao terno preto e sua versatilidade. O terno preto tem muitas vantagens a começar pela força que impõe – é impossível ignorar alguém usando um belo terno preto bem combinado. A segunda vantagem é a capacidade de essa peça conseguir se encaixar com outras peças de roupa de maneira muito natural, daí o terno preto ser considerado uma roupa clássica, porque ele é um modelo exemplar e as outras peças que compõem o visual aderem a ele facilmente. Também existem opções que simbolizam mais ainda a elegância como o terno com colete, ou com gravata borboleta. Outro aspecto importante do terno preto é sua capacidade de ser usado como traje formal em cerimônias como casamentos, combinado com flores, lenços, coletes, prendedores e as mais diversas cores e formatos de camisas e gravatas. Mesmo sendo tão usado por muitos clientes, os ternos pretos são constantemente inovados pelas marcas, que apostam no corte da peça para se destacar. (Leonir Santos)

TRAJE TOM SOBRE TOM


Não é somente as mulheres que ficam preocupadas quando o assunto é festa pensando em qual modelio irá usar, os homens por sua vez também gostam de ficar por dentro das últimas tendências e usar roupas e acessórios que realmente estão na moda. As camisas ou ternos cinzas pedem gravatas tom sobre tom como, por exemplo, bege, vermelha, azul marinho, mostarda e preta. Para garantir o acerto dê preferências para gravatas lisas ou se for com algum desenho prefira àquelas com estampas menores e delicadas para não correr o risco de chocar com a camisa, principalmente se ela tiver listras e evite as camisas com estampa xadrez porque são mais difíceis de combinar e mais fáceis de errar. (Leonir Santos)

CARDIGÃ E GRAVATA


Os trajes masculinos para festa geralmente o mais usado é o terno, mas para mudar um pouco e sair do modo tradicional muitos homens estão apostando a dar uma valorizada a mais no visual como por exemplo trocar a calça social pela jeans mais agarradinha que fica o puro luxo, podendo optar também em deixar o sapato social de lado e usar o famoso sapatênis. O cardigã masculino também fica super elegante. Para quem não sabe o cardigã pede uma blusa de lã fina e de manga comprida que geralmente é usada acima de camisa social fazendo todo um complemento ao restante do visual tendo a opção da blusa fechada ou aberta com botão. (Leonir Santos)

CARDIGÃ MASCULINO


Os trajes masculinos para festa geralmente o mais usado é o terno, mas para mudar um pouco e sair do modo tradicional muitos homens estão apostando a dar uma valorizada a mais no visual como por exemplo trocar a calça social pela jeans mais agarradinha que fica o puro luxo, podendo optar também em deixar o sapato social de lado e usar o famoso sapatênis. O cardigã masculino também fica super elegante. Para quem não sabe o cardigã pede uma blusa de lã fina e de manga comprida que geralmente é usada acima de camisa social fazendo todo um complemento ao restante do visual tendo a opção da blusa fechada ou aberta com botão. (Leonir Santos)

TERNO SLIM


Pode até parecer que um terno slim é super desconfortável, mas não é não. Por mais skinny, slim que um terno seja, terá que ser sim confortável e seguir todos os padrões de um terno normal, que inclui a máxima de que um terno, qualquer que seja, nunca deve ser apertado demais, ajustado ao extremo a ponto de restringir movimentos, enrugar ou repuxar o tecido. Tem sempre que ter um certo conforto na equação, mesmo que visualmente não pareça. Outra coisa importante: há várias graduações de um terno slim. Tem o super ajustado que preza por uma silhueta bem rente ao corpo, mas tem também os que têm a modelagem simplesmente mais ajustadinhos do que o tradicional (que como eu já falei não é aquele quadradão não e sim aquele que contorna levemente a silhueta, cinturando mais discretamente o corpo, mas cinturando) e que se enquadram sim dentro da estética slim, pois você pode dizer que eles estão no slim side da alfaiataria. O terno da foto é um exemplo desta silhueta, que tem um slim feeling mais do que qualquer outra coisa. Mas voltando aos ternos slim, e são mesmo mais ajustadinhos ao corpo e têm sim uma cintura um pouco mais marcada e um ombro mais no lugar, com cavas de mangas mais altas, digamos assim. E as calças seguem a deixa, mais sequinhas e sendo sempre flat front, ou seja, sem pregas. Não são adesivos, como aliás nem deve ser terno nenhum, eles só deve parecer no máximo assim. Mas estes não o são não. E só para encerrar, os super skinny não são nada democráticos, já os desta leva new fit ou ditos contemporâneos o são. Portanto, aposte neles. (Leonir Santos)

BLACK TIE OU A RIGOR


Traje Black Tie ou Traje a Rigor (ou gala, Tenue de Soirée ou ainda Habillée): São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.
A roupa de gala masculina é o Smoking. O ideal é se usar a cor preta e com bom caimento, o que fará a diferença da sua roupa. Acompanhado de uma gravata borboleta e sapatos preferencialmente de verniz. Há ainda, quem prefira trocar a gravata borboleta por uma gravata tradicional. (Leonir Santos)

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO


Traje Social ou Passeio Completo: É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, festas e formaturas. São roupas simples. Terno e gravata, de preferências de cores escuras e sapatos sociais. (Leonir Santos)

ESPORTE FINO OU PASSEIO


Traje Esporte Fino ou Passeio: É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Cuidado: descontraído, porém formal. Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido, gravata (talvez) e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado. (Leonir Santos)

TRAJE ESPORTE


Traje Esporte: Esse é o traje mais simples e mais informal de todos. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.
Roupas Esporte Masculinas: calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, vale um sapatênis.(Leonir Santos)

PADRINHOS DE CASAMENTO



Os padrinhos de casamento também devem caprichar na produção, afinal, se os noivos o escolheram é porque você é muito importante para eles, e nada mais justo que se apresentar elegantemente vestido para prestigiar o dia mais feliz da vida dos dois. Mas, antes de decidir sozinho sobre o modelo e cor do terno que usará, verifique com os noivos qual o estilo de casamento, o horário e o nível de sofisticação da cerimônia. Os padrinhos, e também as madrinhas de casamento, devem seguir o mesmo padrão do estilo do casamento, ou seja, se a cerimônia de casamento for mais simples, seu terno pode ser mais básico e de cores claras como o cinza; mas, caso o casamento seja à noite e com cerimônia tradicional e sofisticada, seu terno deve ser também mais sofisticado e com cores escuras, como azul-marinho ou preto. Ternos claros combinam com camisas claras; as gravatas podem ser tanto claras, quanto mais escuras. Já os ternos escuros podem ser usados tanto com camisas claras, quanto com camisas escuras, e de preferência com gravatas também escuras. Mas, além do cuidado com a escolha do modelo e cor do terno, você deve manter toda a sua aparência bem cuidada, com os cabelos bem aparados, barba bem feita, unhas limpas, desodorante em ordem e, se possível, usando um bom perfume; afinal, seus amigos, ou familiares, merecem o seu melhor. (Leonir Santos)

TERNOS CLAROS OU BRANCOS



A decisão do casamento é sempre uma decisão muito importante. Talvez por isso os noivos ficam tão preocupados em escolher sempre o melhor para sua cerimônia de casamento, para sua festa e o que fazer para agradar seus convidados. Depois que os noivos conhecem o mundo das infinitas possibilidades de um casamento, a coisa se complica. Afinal, as opções, marcas e preços são os mais diversos. Até mesmo na hora de se vestir é complicado e por isso siga algumas regrinhas básicas e use o traje correto em sua cerimônia. Geralmente os mais usados são os ternos, que podem ter uma tonalidade mais clara se o casamento for de manhã, e mais escura se for à noite. Recomenda-se que a camisa seja sempre mais clara que o terno, e a gravata mais escura que a camisa. Uma outra opção, nesse caso para casamentos mais formais, é o fraque ou a casaca. Há quem prefira usar um terno branco. Ele cai bem em cerimônias de dia (que podem ser também em locais fechados, só depende da decoração) e é a tendência para 2012. E lembre-se de combinar corretamente a cor do terno com a cor do sapato e da meia. Ternos claros pedem sapatos também claros, assim como os ternos escuros pedem sapatos escuros. E as meias devem ser da cor do sapato, porém, harmônicas com a cor da calça, pois, elas serão o elo entre a calça e o sapato. Atualmente os ternos estão mais ajustados ao corpo, moldando completamente o corpo masculino; porém este tipo de terno deve ser usado somente por homens que estejam em plena forma física, pois, noivos gordinhos terão o sobrepeso evidenciado com este modelo de terno. (Leonir Santos)

NOIVOS ESTILOSOS E MODERNINHOS



Não queria deixar de lado os noivos moderninhos, que também se casam de dia e com estilo. Se a cerimônia for em local aberto, o noivo pode trocar as cores escuras pelo cinza claro, ou por tons terrosos, e até usar um paletó colorido, dependendo da ousadia de cada um. Azul e marrom, por exemplo, contrastam lindamente com o verde das árvores, além de saírem muito bem em fotografias. Só é bom confirmar se o tom escolhido não vai brigar com as cores da decoração ou com o buquê da noiva. O uso correto do paletó, é sempre abotoado, mas com o último botão do paletó sempre aberto. Se o paletó tiver 3 botões, abotoar os dois mais altos e deixar o último aberto. Se o paletó tiver 2 botões, abotoar o primeiro e deixar o último aberto. Quando o noivo se senta, ela pode abrir todos os botões. Ficou de pé, abotoa novamente deixando o último aberto. (Leonir Santos)

O USO DO TERNO PRETO



Não use terno preto para o seu dia a dia a não ser que o seu emprego exija o terno preto. Se não for este o caso, opte por um azul marinho ou cinza claro ou médio. E experimente usar sapatos e cintos marrons, como alternativa para o combo preto (mas não vai comprometer se usar acessórios pretos não, pois esta é só mais uma sugestão para desaquecer o calor visual, ok?). Aliás, por falar em marrons, eles também são bem-vindos desde que não em tons escuros demais como o café ou o chocolate amargo. O bege e o verde oliva também podem fazer parte do seu repertório “ternal”. Quando o tempo esfriar pode usar tons de cinza mais escuro, como o grafite e marrons idem. Mas o preto, deixe-o reservado somente para ocasiões noturnas e/ou formais. Aí pode arrasar com uma camisa linda, imaculadamente branca e uma gravata deliciosamente bordô, prata ou rosa. Ou optar por alguma com riscas ou bolinhas, mas nada muito exagerado. (Leonir Santos)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

TERNO CINZA, O CORINGA



Dizem que o terno cinza é uma armadura e que com ela você fica indestrutível.
Ai vai algumas dicas:
Não use o terno muito agarrado ao corpo, tampouco adotem aquela silhueta americana careta que chamo de boxy ou baggy, reta e tola. Experimente uma modelagem mais acinturada que a normal; com isso o corpo ganha mais contorno, os ombros crescem naturalmente.
O cinza é o meio-de-campo das cores, o go-between. Pode ficar mais sério nos eventos formais com camisas brancas e gravatas sóbrias, ou ganhar muita atitude em combinações mais corajosas, com a vantagem de ser sempre refinado.
Muitos usam o Terno com Colete, que na verdade o nome certo é Costume. (Leonir Santos)

TERNO PRETO DE BOM CORTE



Ter um bom terno preto é fundamental. Preto é uma cor básica que combina com várias ocasiões, desde um casamento até uma reunião de negócios. Procure ter um terno preto de qualidade, com um corte que caia bem no seu corpo. Mesmo que você pague caro por um bom terno, é importante tê-lo, pois com ele você estará pronto para qualquer evento, mesmo que seja convidado (ou convocado) de véspera. Já pensou se a empresa que você trabalha te convida para uma reunião com o principal cliente e você não tem uma roupa adequada para ir? Pois é, nessas horas um terno preto faz toda a diferença.
Porém, eu não aconselho a compra de terno em lojas virtuais, pois não dá para provar, e terno é uma roupa que precisa, especialmente, estar do tamanho exato para você. (Leonir Santos)

COMO ESCOLHER GRAVATAS



As melhores gravatas são as 100% seda italiana, seu caimento é perfeito, são agradáveis ao toque, sem falar que sua durabilidade é bem superior do que as gravatas fabricadas na china. Porém, são gravatas caras e não são todos os homens que tem condições de ter uma, se este é seu caso, opte então pelas gravatas feitas em poliéster e capriche bem na hora de dar o nó!
Para escolher a cor de uma gravata você deve sempre levar em consideração a camisa e o terno que irá usar. Pois, ou a gravata vem em contraste com a cor do terno ou com a cor da camisa. Não dá por exemplo para usar terno azul, camisa rosa e gravata amarela.

- Gravata preta, lisa, é associada a terno preto e camisa branca. Acho também, a composição terno perto, camisa preta e gravata preta um luxo!
- Gravata rosa combina com camisa branca, azul céu ou com terno em tom cinzento.
- Gravata amarela é ideal sobre com camisa azul (qualquer tom) lisa ou com riscas.
- A gravata amarela deve ser evitada com uma camisa rosa.
- Gravata vermelha harmoniza-se perfeitamente com uma camisa azul, rosa, preta ou branca.
- Gravata azul fica bem com uma camisa azul no mesmo tom ou mais claro assim como uma camisa branca. Quanto mais a cor da gravata é acentuada, mais assinará elegância.
- Gravatas brancas ou creme são frequentemente reservadas para ocasiões especiais. Eles vêm fundir-se no branco de uma camisa de grandes dias.
- Já a gravata verde, pode ser combinada com camisas vermelhas, brancas, pretas ou verdes em tons mais claros. É uma cor de gravata pouco usada.
- Para camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
Para camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
- Para camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.
- Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
E lembrando que a gravata deve terminar no meio da fivela do cinto, nem acima, nem abaixo, no meio! (Leonir Santos)

NOIVOS CHEIOS DE ESTILO



Nós falamos o tempo todo sobre as noivas e seus vestidos, mas às vezes esquecemos a outra metade do casal: O noivo! Ele também deve ter toda a atenção necessária, principalmente na hora de se vestir. Afinal, ele não é apenas um coadjuvante. O traje masculino pode parecer simples e óbvio, mas existem muitas opções e variações do mesmo. Tudo depende de dois fatores importantes: o local da cerimônia e o estilo do noivo, claro! A personalidade deve refletir na roupa. Ele deve sentir-se à vontade e feliz com a escolha do traje. Existem vários rapazes estilosos por aí. Muitos não curtem o estilo formal de um terno preto, por exemplo. Para estes, há a opção dos ternos cinza ou azul marinho. Além de neutros, caem bem com quase todas as outras cores ao redor e dão mais destaque ao noivo. (Leonir Santos)

domingo, 6 de maio de 2012

PAI DO NOIVO E PADRINHOS



O que o pai do noivo deve vestir? E os padrinhos?
A regra é clara. Tanto o pai, quantos os padrinhos devem seguir o estilo do noivo. O mais elegante é o terno, composto de paletó, colete e calça. Esta combinação é clássica e versátil, já que todos vão poder usá-la em outras ocasiões.
Para casamentos diurnos, opte por tons claros, como o cinza ou bege. Para a noite, pretos risca-de-giz, azul marinho e cinza chumbo são os mais recomendados. O importante é combinar com o noivo se todos vão usar o mesmo tom ou não. O uso do “smoking”, muito comum nos Estados Unidos, tem ganhado adeptos no Brasil e é indicado para os casamentos formais. Suas características principais são a lapela feita de seda, a camisa trabalhada na parte da frente com pregas, a gravata borboleta e a faixa de seda, que fica sobre a calça quando não se usa o colete. Independente da escolha, ninguém deve se destacar mais do que o noivo, nem o pai da noiva.
Se o casal escolher que no altar todos os homens estarão com o mesmo tom do terno, a gravata pode ser o diferencial. Para a cerimônia diurna, as gravatas de duas cores e sem brilho são ótimas opções. Os modelos lisos e com o brilho da seda ou cetim, nas cores prata, vermelho e lilás representam boas escolhas para depois das 18h. Para o pai que vai acompanhar sua filha, a clássica camisa branca é a opção certa. Nos pés, escolha sapatos pretos de amarrar, muito bem engraxados, já que combinam com a maioria das cores de ternos. (Leonir Santos)

DETALHES DO MEIO FRAQUE



O meio fraque é um paletó normal preso por um botão, acompanhado por colete. A composição calça risca de giz e colete cinza chumbo é o que há de mais formal nesse tipo de traje. Com um botão é o mais formal. Sua versão mais moderna: com três botões – é um pouco menos formal. Tudo depende do tipo de formalidade do casamento.

O meio fraque é mais formal que o terno, menos que o fraque e o smoking. Ele deve ser usado em casamentos que pedem formalidade. Na atualidade, o meio fraque tem sido utilizado em qualquer horário do dia. O que vai mudar é a cor. Durante o dia, mais claro e durante a noite, a opção mais clássica de cor – tons mais escuros.

O noivo com esse tipo de traje fica chique, elegante e sem exageros. A opção mais bacana é sempre a cor cinza. O noivo e os pais dos noivos devem usar o mesmo tipo de traje. Ou seja, se o noivo optar por meio fraque, pai e sogro também com meio fraque.

Os padrinhos do casamento também ficam elegantes com meio fraque. Os padrinhos devem seguir o traje do noivo ou a indicação que lhes foi dada junto com o convite. Por isso, se o noivo usar meio fraque, todos os padrinhos podem usar meio fraque, padronizando a vestimenta. Ninguém deve usar um traje com uma formalidade que esteja acima do noivo. Aconselha-se que os padrinhos usem tons iguais ou semelhantes e a mesma cor de camisa e da gravata entre si. (Leonir Santos)

O NOIVO DEVE EVITAR...



O que os noivos vão evitar de usar:
- Gravatas de cores berrantes
- Gravatas exageradamente largas
- Gravatas que ultrapassem a fivela do cinto
- Gravatas frouxas para não dar aspecto de desleixo
- Relógio esportivo com terno
- Meias-brancas com terno
- Meias curtas com terno tipo pescando.
Lembre-se: A cor da flor na lapela deve ser diferente para os noivos e para os padrinhos. Cravo cor branca para noivo. Cravo cor vermelha para padrinhos e pais.(Leonir Santos)

DICAS SOBRE CAMISA E GRAVATA



A combinação entre camisa e gravata sempre deixa muitos homens na dúvida. Na hora da escolha, fique atento aos seguintes pontos:

- Camisas neutras (de cor preta e branca) combinam com gravatas de qualquer estampa.
- Aposte no uso de tom sobre tom para destacar a gravata.
- Combine camisas de padronagem diferente das gravatas.
- As gravatas lisas ou monocromáticas são as melhores opções quando se usa camisas listradas ou xadrez.
- Camisas azuis (clara e royal) e cinzas combinam com gravatas coloridas/lisas.
Lembre-se: escolha gravatas lisas para combinar com terno risca-de giz.
(Leonir Santos)

HARMONIA DE CORES



Uma boa combinação é feita entre gravatas listradas em padrões maiores e ternos em listras pequenas. Uma dica básica é apostar na harmonia de cores entre o trio camisa, terno e gravata. Muito tradicionais, as gravatas listradas vêm com força nesse inverno. Cores como verde, azul marinho e vermelho são ótimas apostas. Camisas claras formam boas combinações com esse tipo de gravata, dede que a mesma seja em um tom mais escuro que a camisa escolhida, ainda mais se combinados com ternos básicos, como o preto. (Leonir Santos)

XADREZ OU RISCA-DE-GIZ



PADRÕES DE TERNOS:

- As listras conhecidas como risca-de-giz são grandes clássicos e ideais para pessoas acima do peso, pois as listras alongam a silhueta.

- Os padrões xadrez são ideais para usar no inverno, e não são recomendadas para quem está acima do peso, pois eles marcam e dão a sensação de mais volume. (Leonir Santos)

PALETÓ, CALÇA E COLETE



O terno consiste em paletó, calça e colete e o costume é a composição de paletó e calça sem colete. Essa escolha depende completamente do nível de formalidade do casamento e do estilo do noivo, assim como combinar com o tipo de visual que a noiva irá adotar. Por isso, é bom que ela participe da escolha, pois o noivo geralmente não conhece o vestido da noiva antes da cerimônia. (Leonir Santos)

TERNO SOB MEDIDA



Não se deixe enganar: Muitos homens ainda confiam no ‘está ótimo’ do vendedor da loja de ternos e acabam saindo péssimos do provador. Por isso, antes de se entregar cegamente à opinião de quem se preocupa mais com o seu cartão de crédito do que com a sua aparência, saiba como escolher um bom conjunto por conta própria.

O terno perfeito, obviamente, é aquele que exige o mínimo de reparos possível no paletó (na calça, eles são mais inofensivos). Mas não apenas porque você terá menos trabalho no alfaiate: ajustes, mesmo os pequenos, podem minar toda a proporção da peça.

Um dos casos mais comuns é quando o blazer fica comprido demais. O corte do tecido excedente diminui a distância entre o bolso e a barra, que deve ser sempre folgada. A mesma coisa acontece no ajuste da altura da manga. Neste caso, o caseado (aquela fila de botões) é que se aproxima muito da barra. Quem 'manja' de terno logo percebe.

Para evitar reparos e seus efeitos colaterais, boas lojas oferecem três variações de tamanhos para cada numeração. Por exemplo, um 42 é sempre acompanhado do 42 P, 42 M e 42 G. Se nenhum modelo servir, não caia na conversa do ‘é só dar um pontinho’. Troque de loja.

Em suma, estes e outros detalhes são importantes:

BOLSOS
A distância entre o bolso e a barra do paletó precisa ser bem folgada. Ajustes malfeitos diminuem este espaço.

MANGAS
Com os braços estendidos ao longo do corpo, as mangas devem ir até o punho, sem cobrir a mão – mas sem mostrar a camisa.

COSTAS
Quando a costura e o acabamento são malfeitos, surgem ‘ondas’ nas costas do paletó – mesmo com o tronco ereto.

CASEADO
A fila de botões nas mangas também não pode ficar muito próxima da barra, o que é comum em consertos equivocados.

ATÉ ONDE?
Deixe o braço estendido ao lado do corpo e dobre os dedos, segurando a barra do paletó. Ela deve tocar o meio dos dedos.

CALÇA
Não pode ficar ‘empapada’ no sapato. A referência para a barra é a linha do salto, na parte de trás do calçado.
(Leonir Santos)

OS SEGREDOS DA GRAVATA



O nó da gravata é uma tarefa complicada para alguns homens. Além disso, a combinação com a camisa e o terno pode ser uma tarefa bastante difícil.

Onde termina a gravata?
Não importa qual é sua altura, a gravata termina sobre a fivela do cinto, cobrindo-a.

Posso usar gravatas com desenhos de personagens?
Nunca. Use-as numa festa a fantasia e nada mais. Se gostar de gravatas com estampas, prefira os modelos com tecidos texturizados, com listras na diagonal, ou ainda com desenhos geométricos discretos.

Qual o melhor tecido para uma gravata?
As melhores gravatas devem ser 100% de lã ou seda. As de crochê, esqueça!

Gravata manchada, tem algum problema?
Sim. Se não conseguir retirar totalmente a mancha, descarte-a.

Posso guardar a gravata com o nó feito?
Se você não sabe dar nó na gravata, tudo bem. O ideal é fazer o nó na hora de se vestir, escolhendo o estilo mais adequado à situação e à roupa escolhida.

Posso passar o ferro nas gravatas para desamarrotar?
Regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Cuidado para não marcar as costuras ou desfazer as dobras.

Posso ir a um casamento sem gravata?
Casamentos pedem um traje mais formal, inclusive a gravata.

Calça jeans combina com gravata?
Somente com jeans não desbotado e sem detalhes, usando camisa e sapato social. Deve ser sempre acompanhado de um blazer acinturado.
(Leonir Santos)

TRÊS REGRAS BÁSICAS



Mangas do blazer:
A manga do blazer deve terminar na altura do osso do punho ou logo acima, deixando aparecer um dedo da camisa para fora do casaco.

Gola da camisa sob o blazer:
A gola do blazer segue o mesmo padrão do punho, ou seja, deixa aparecer um dedo de camisa para fora da gola, quando vista de costas.

Calça do terno:
A dica para calça de terno vale para qualquer outro tipo de calça. O comprimento da calça deve deixar todo o salto do sapato de fora e um dedo do calcanhar. Barra mais curta, deixa aparecem as meias, e mais comprida, pode ficar empapuçada, dando aparência de desleixo.
(Leonir Santos)

ALUGAR OU COMPRAR O TRAJE



Após a ansiedade e excitação do pedido de casamento, você pode sentir um peso tirado de seus ombros. Mas é só começo! Agora você tem um casamento todo para planejar. Mesmo que a sua noiva esteja disposta a planejar todo o casamento, há um detalhe que é vital: O smoking. Você já pensou se irá comprar ou alugar para o grande dia?
A resposta é, claro, isso depende. Se essa não é a resposta que você está procurando, continue a ler o artigo! Escolher um smoking e ter a certeza que ele se encaixa corretamente é de suma importância.
Uma vantagem de comprar um smoking ao invés de alugar é que você poderá usá-lo novamente. Ao contrário do vestido de noiva, há outras ocasiões que exigem smoking. Se você frequentar eventos black-tie três ou quatro vezes por ano, a compra pode ser um bom investimento. O corte será ajustado ao seu corpo, e geralmente a qualidade supera a do smoking alugado. Lojas de varejo normalmente têm estilos mais contemporâneos e mais variedade para escolher.
A desvantagem de comprar um smoking, é claro, é o custo. Quanto ao aluguel, por sua vez, pode custar mais barato. Mas ao considerar o preço, certifique-se de incluir todos os itens que você precisa, incluindo a camisa, colete, sapatos e acessórios.
Para muitos noivos, aluguel é a escolha certa. Não só é mais econômico, mas é mais rápido. Pesquise, saiba o que procura quando entrar numa loja para alugar ou comprar, com certeza o processo será muito mais fácil. (Leonir Santos)

TRAJES PARA HOMENS FOFINHOS



O terno é um traje que dá mais elegância ao homem, deixando-o com um visual de dar inveja em qualquer outro homem. Para que isso aconteça, é muito importante que o homem saiba escolher qual é o modelo mais adequado para ele, quais cores usar, e acima de tudo, um terno que tenha o corte ideal para ele. Os ternos de modelo Americano (Britânicos), são ideais para qualquer tipo de homem. Ele possui fendas traseiras, lapelas estreitas e alongadas, sendo assim ele contribui para afinar e alongar a silhueta. Deve ser usado principalmente por pessoas acima do peso e pessoas de estatura baixas. (Leonir Santos)

TERNOS DE CORES NEUTRAS



As cores neutras são sempre as mais chiques nos diversos tipos de ternos masculinos e mais fáceis para combinar com a camisa, a gravata, o sapato e o cinto. Afinal, não se pode esquecer os acessórios, que devem estar combinando com a cor do terno. Para não errar, escolha ternos das cores preta, cinza chumbo, marinho e caqui. Tonalidades como cinza claro e bege são mais indicadas para o dia. No mercado nacional existe uma diversidade entre as marcas de ternos masculinos, marcas que vestem homens da alta sociedade, como empresários de multi-nacionais, empresários de qualquer ramo de atividade, advogados de pessoas importantes e famosas e as marcas que são voltadas para homens da baixa classe social, ambas possuem grande requinte e deixa qualquer homem muito charmoso e elegante. Sempre é bom lembrar da importância dos ternos masculinos no guarda-roupa de um homem elegante, pois são peças chaves para qualquer tipo de evento social. (Leonir Santos)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

TIPOS DE GRAVATA BORBOLETA



01 - Look Tradicional (Gravata Borboleta Encorpada): Um blazer usado por cima de uma camisa de colarinho branco da um ar muito sem graça ao look, que é logo revertido com o uso da gravata borboleta tamanho GG. O suéter aparecendo discretamente por baixo do blazer suaviza todo o look.


02 - Look Informal (Gravata Borboleta Tradicional): Uma camisa jeans e um cardigan são transformados com a adição de uma gravata borboleta branca, normal e tradicional. A cor da gravata contrasta perfeitamente com o azul da camisa e do cardigan.

03 - Look Contemporâneo (Gravata Borboleta Moderna): Fina e muito elegante. É assim que vemos a gravata borboleta da Burberry. Essa deixaríamos para usar em um momento mais formal, com um terno, por exemplo. Fica clássico e atual ao mesmo tempo. Opte por uma camisa de gola menor, fica mais chique.

04 - Look Moderno (Gravata Borboleta Informal): Sempre combina a gravata com a gola da camisa. E isso não significa que tem que ser sempre igual: azul com branco, branco com preto, preto com vermelho, vermelho com branco. Se você conhece a roda de cores, não há nada que te impeça de misturar e ficar diferente.







O USO DA GRAVATA BORBOLETA



Atualmente o uso da gravata borboleta não se da apenas em eventos chiques e casamentos. Há muito tempo é visto, principalmente na Europa, uma onda de descontraídos utilizando a peça de maneira informal.

Contexto é tudo, ou seja, deve-se prestar bastante atenção na roupa que esta usando, e como sempre na moda masculina, tudo gira em torno de como utilizar elementos clássicos de maneira moderna, sem parecer moderninho demais. (Leonir Santos)

NOIVOS DE TÊNIS



Alguns casais mais irreverentes têm apostado nos detalhes para dar um ar menos formal a seus casamentos. O crescente numero de noivos que casam de tênis é uma prova disso. Suspensórios coloridos, abotoaduras com detalhes, eles mostram que a roupa no noivo não precisa ser monótona. Se esse for o estilo dos pombinhos, acho super válido o uso do tênis. Além de dar um toque pessoal ao traje mais formal, deixa o figurino a cara dos noivos, bem caracterizado. (Leonir Santos)




SAPATOS DE BICO FINO




São aqueles mais afunilados, levemente triangulares. Você pode até pensar que ninguém vai olhar para seus pés, mas garanto que faz a diferença. É o toque final e perfeito para todos os itens que falei antes. Lá fora, principalmente na Europa, como na Itália, é muito mais comum e aceito. Eu sou a favor de rompermos as barreiras, geográficas e preconceituosas, e adicionarmos mais charme, estilo e elegância aos meus queridos amigos e futuros noivos.  (Leonir Santos)



A VOLTA DAS ABOTOADURAS



Praticamente em extinção aqui no Brasil, acho um charme quando vejo homens que ainda usam. É preciso camisas com o punho diferenciado, próprio para usá-las. Como ainda não sou uma assíduo freqüentador de lojas masculinas, não sei exatamente onde vende por aqui, mas creio que nas Lojas Ferraro e na Via Homem deva ter, além, claro, das camisas feitas sob medida. Voltando às abotoaduras, dá pra ir do jeito mais tradicional e clássico, super chic, ou mais moderno, brincando com cores e formas, e até mesmo divertido. Apenas um cuidado nesta última categoria, ok rapazes? Não é bom parecer brega/infantil. (Leonir Santos)



GRAVATAS SKINNY




Assim como as abotoaduras, as gravatas mais fininhas eram algo quase que lei nas décadas passadas, e acabaram saindo de uso. Mas faz um tempinho que, graças a D'us, trouxeram elas de volta. Mas cuidado: por ser mais estreita que as tradicionais, não deve ser combinada com colarinhos e lapelas largos demais, pra gravata não ficar perdida lá no meio. Se você não é muito magrinho, ou possui um tórax mais musculoso/largo, prefira os modelos slim, que são algo entre a skinny e a tradicional, por uma simples questão de proporção. A skinny deve ser usada com ternos de dois botões, ou melhor (e muito raro), um só. Independentemente do número, o caimento deve ser mais seco, também por motivos de proporções. As opções também são variadas: sóbrias, coloridas, listradas, estampadas; tudo depende do seu gosto, estilo, e logicamente, ocasião. (Leonir Santos)

COMBINAR CAMISAS E GRAVATAS




Camisas lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas.
Camisas estampadas (listras, xadrez), até podem ser usadas com gravatas estampadas (para um estilo mais arrojado), mas não convém: é melhor optar pelas lisas.
Prefira sempre tom sobre tom para as lisas ou estampadas. Utilize tons como o vinho, o lilás, outras nuances de rosa ou, no caso de gravatas estampadas, fundo escuro (se o terno é escuro) com as estampas nas cores citadas anteriormente. Outra dica importante para combinar a camisa, o terno e a gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look. Para usar gravata listrada sobre camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa, enquanto a outra deve ser o mais discreta possível. O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas.

Outros detalhes que podem ajudar:
- Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
- Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
- Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
- Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez. (Leonir Santos)

BARRA DA CALÇA



A altura da barra da calça é uma das dúvidas mais frequentes. A altura de uma calça influencia e muito em seu caimento, pois a altura errada pode significar um look desvalorizado. Aprenda a altura certa e valorize seu estilo. - Se sua perna é longa, a barra da calça esporte fica a seu critério, sendo que temos a longa, cigarrete e capri. - A altura da calça social para homens e mulheres é determinada com a pessoa descalça, a barra deve beirar o chão. Caso a boca da calça seja mais larga, aumente 1cm. - A barra da calça ideal fica dois dedos acima da sola. (Leonir Santos)

COMPRIMENTO DO PALETÓ

O comprimento do paletó deve cobrir a curvatura das nádegas do homem. Os trajes prontos são escolhidos na loja e para os quais se pedem eventuais ajustes, como o comprimento da manga, o tamanho da cintura e o comprimento da barra ou do blazer. No caso dos costumes e ternos semiprontos e sob medida, o noivo experimenta uma base e podem variar o tecido, o tamanho da lapela, o comprimento geral, o comprimento da manga. A terceira opção são os trajes de aluguel que são uma opção para roupas mais especiais como fraque e meio-fraque, por exemplo. (Leonir Santos)

CINTOS MASCULINOS

Cintos: as cores básicas são o preto e o marrom. Os cintos de couro com fivelas de metal combinam perfeitamente com os sapatos. Não abuse do metálico ou algo assim. Nem daqueles tipos esportivos. Eles são mais para se usarem com bermudas, short estilo final de semana, de quem vai ao parque, passear no calçadão, etc. Na dúvida, opte sempre pelos tradicionais, nos tons do sapato. (Leonir Santos)

COMBINAR MEIAS E SAPATOS

A combinação de meias e sapatos é uma dúvida muito frequente entre os homens. É também, uma dúvida de fácil solução. A dica mais importante, é que as meias devem dar a sensação de alongar a perna. Ou seja, as meias devem combinar ou com o sapato ou com a calça. Saiba como: Blazer marinho e calça cáqui deve ser usado com sapatos marrons e com meias de cores marinho ou marrons, ou sapatos pretos com meias pretas. Blazer marinho e calça cinza deve ser usado com sapatos marrons e com meias de cores cinza ou pretas, ou sapatos pretos com meias nas cores marinho ou pretas. Terno bege deve ser usado com sapatos marrons e com meias na cor marrom, ou com sapatos marrons claros e com meias na cor bege. Resumindo, as meias devem estar numa tonalidade intermediária entre o sapato e a calça. Combinar com a cor do sapato ou da calça, e devem cobrir a canela. Com roupa social, evite as meias brancas, em especial as atoalhadas. Meias esportivas só se usam com tênis!(Leonir Santos)

TERNO ADEQUADO AO HORÁRIO

As noivas sempre tem algumas dúvidas sobre a roupa do noivo para o grande dia. Algumas dicas simples para que o noivo fique elegante ao lado da noiva, é usar os ternos com corte Slim. Os tons de cinza claro e cinza médio ficam lindos para casamentos diurnos, já para os noturnos o chumbo fica bem bacana. As gravatas finas, monocromáticas, perolizadas, lisas ou sutilmente texturizadas são as mais elegantes. Lembrando sempre, que a roupa deve estar de acordo com o estilo da festa. (Leonir Santos)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

FLOR NA LAPELA OU LENÇO

Flor na lapela ou lenço? Escolha um ou outro, jamais os dois juntos. Um truque que alguns noivos fazem é deixar um lenço todo escondido dentro do bolso e colocar a flor na lapela. Após os abraços de comprimentos do casamento, a flor pode ter amassado ou até caído. Então tira-se a flor e deixa-se apenas o lenço, ficando assim elegante a noite toda. No caso da flor na lapela, vale dizer também que jamais deve ser espetada no caseado da lapela, e sim fixada discretamente com alfinete de forma que fique flor e cabo aparentes. Apesar de alguns noivos optarem em usar flor na lapela e lenço, o melhor seria não usar por ser deselegante, assim como na foto. Mas mesmo assim, se desejar usar os dois, é bom que estejam em harmonia com o terno e o estilo da festa. (Leonir Santos)

A MELHOR GRAVATA

E sobre a gravata? A cor mais usada pelos noivos brasileiros é a prata, mas não é obrigatório, muitas vezes fica melhor uma opção preta ou branca. Para casamentos diurnos e informais, muitos noivos têm escolhido uma cor diferente para a gravata, normalmente coordenando com a cor do buquê da noiva ou da decoração da festa. Para noivos mais modernos fica ótimo a gravata slim. E pode gravata borboleta? Se você for estiloso, pode! Mas sempre muito atento para passar dos limites e ficar em desacordo com o estilo da festa. (Leonir Santos)

A ESCOLHA DO SAPATO IDEAL

E sobre os sapatos? Sempre novo e bem lustrado. São sempre pretos com fraque, casaca e ternos preto, grafite e marinho. Para noivos de baixa estatura não é indicado usar bico fino. Não esquecer que roupas elegantes pedem um sapato elegante sempre. Pode ir de tênis, all star e similares? Hoje em dia os casamentos são a cara dos noivos, e muitos noivos são informais com festas descontraídas. Então se combina com você, fique a vontade para usar! Mas não por “ser moda”, ou para “querer surpreender”, ou simplesmente para querer ser “o do contra”. Só use se estiver com certeza absoluta que você quer se olhar no álbum daqui 10, 20 anos e não se arrepender. Se estiver com dúvidas, escolha o clássico que não tem erro. Como diz o ditado, não troque o certo pelo duvidoso! (Leonir Santos)

A ESCOLHA DO TERNO PERFEITO

O que deve-se prestar atenção na hora de provar um terno? Os ombros do paletó nunca devem ser maiores que os próprios ombros. O punho da manga da camisa deve aparecer em 1cm para fora do paletó. A gola do paletó deve ficar bem alinhada com a gola da camisa, nunca sobrando. O paletó não deve ser enrrugado nas costas. De forma geral, a roupa deve ser perfeitamente alinhada com o tamanho do corpo do cliente, nunca sobrando. A barra da calça costuma ficar 1cm do chão, com sapato. (Leonir Santos)

ACESSÓRIOS DO NOIVO

Quais os acessórios do noivo? Gravata (3), sapato (1), cinto (4), meias, lenço, anel (ou alfinete ou Pregador) de gravata e abotoadura (5), o que considero muito importante para complementar de forma elegante o visual! (Leonir Santos)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A ESCOLHA DO TRAJE CERTO

A ESCOLHA CERTA: Ao escolher o traje de casamento, deve-se levar em conta: O tipo de cerimônia, se é civil, religiosa ou os dois tipos comemorados juntos? O local da cerimônia, se vai ser realizado no campo, na cidade ou litoral? O horário da cerimônia, quanto mais tarde, mais formal será o casamento. Se madrinhas, padrinhos e convidados terão um traje específico. (Leonir Santos)

TERNO VINTAGE

TERNO VINTAGE: Alguns modelos de ternos para noivos parecem que ficaram alguns anos esquecidos. Com o estilo vintage em alta, tipos antigos de trajes de noivos estão sendo procurados novamente nas lojas de moda festa, casas de locação de roupas e até lojas online. Um dos modelos de terno vintage que está sendo muito usado por noivos é o fraque ou meio fraque em cores claras ou totalmente na cor branca. As gravatas, borboleta ou comuns, podem aparecer na mesma cor do restante da roupa ou em cor diferente, dando um interessante contraste na produção dos noivos. Outro modelo que está fazendo sucesso na moda masculina para casamentos é o uso de gravatas tradicionais coloridas. Neste caso, este tipo de terno vintage só é adequado para casamentos mais informais ou realizados durante o dia, como na praia ou em sítios. Mais tipos de terno vintage que estão sendo muito procurados são: lapelas em cetim; detalhes trabalhados em cores como dourado, vermelho e prata; blazer e calça em cores diferentes, calças com barra capri ou italiana. A moda masculina está, assim como a feminina, cada vez mais democrática e permissiva. E assim, usar a criatividade para ousar e inovar, cai muito bem nos dias atuais e, até mesmo, em casamentos. Para quem ainda não sabe, moda vintage é toda aquela peça de roupa ou estilo que permaneceu temporadas sem serem usados, mas que voltaram com toda a força nos dias atuais. Pesquise, ouse, crie, atreva-se e sugiro um terno vintage ao noivo, para que o grande dia seja realmente inesquecível e único! (Leonir Santos)

TERNO PARA NOIVOS

Terno: Boa parte dos noivos opta por usar um terno (com colete). Neste caso, deve-se escolher ternos de cor escura: grafite, cinza chumbo ou preto. Para casamentos durante o dia são permitidos ternos de cores mais claras, como cinza claro ou bege. (Leonir Santos)

Colunista Social

Minha foto
Caxias do Sul, RS, Brazil
Seja Bem vindo(a) ao meu site! Aqui você pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. Sou calígrafo e Colunista Social em Caxias do Sul/RS. Meu trabalho é todo manuscrito com tinta especial preta, prata, dourada ou bronze, o que permite leveza e uma variação enorme nas fontes. Faço letras clássicas, modernas, tradicionais e personalizadas. Também posso dar assessoria no endereçamento aos convidados e assessoria no traje do noivo, pai e padrinhos (www.assessoriadonoivo.blogspot.com). Qualquer duvida, contate-me por e-mail ou telefone. Entre e fique à vontade! caligrafia.leonirsantos@yahoo.com.br